Estaca Hélice Contínua: vantagens e desvantagens

fundação com estaca hélice contínua
fundação com estaca hélice contínua

A estaca hélice contínua é uma tecnologia inovadora utilizada na construção civil para fundações profundas. Este método tem se tornado cada vez mais popular graças às suas diversas vantagens técnicas e ambientais. Neste artigo, você vai entender melhor o que são as estacas hélice contínua, para que servem, ocasiões de uso, suas vantagens e desvantagens.

O Que É a Estaca Hélice Contínua?

A estaca hélice contínua é um tipo de fundação profunda executada por meio de perfuração do solo utilizando uma hélice contínua montada em um equipamento específico. Dessa forma, durante a perfuração, a hélice desloca o solo, criando um furo que é posteriormente preenchido com concreto bombeado pela haste oca da própria hélice, enquanto ela é retirada do solo. Consequentemente, esse processo garante a formação de uma estaca moldada in loco (no local), sem a necessidade de escavação e retirada do solo.

Para Que Serve a Estaca Hélice Contínua?

As estacas hélice contínua são utilizadas para transmitir as cargas de uma construção para camadas mais profundas e resistentes do solo. Elas são indicadas para:

  • Edifícios residenciais e comerciais de múltiplos andares
  • Obras industriais
  • Pontes e viadutos
  • Estruturas sujeitas a cargas elevadas ou em solos de baixa capacidade de suporte

Vantagens das Estacas Hélice Contínua

1. Redução de Vibrações e Ruído

A execução dessas estacas é menos ruidosa e provoca menores vibrações comparado a outros métodos de fundação profunda, como a estaca cravada. Sendo assim, é especialmente vantajoso em áreas urbanas densamente povoadas ou próximas a estruturas sensíveis.

2. Rapidez na Execução

O processo de perfuração e concretagem é contínuo, permitindo uma execução mais rápida em comparação com outros tipos de fundações. Ou seja, essa agilidade também ajuda a reduzir significativamente os prazos de obra.

3. Menor Impacto Ambiental

Como não há necessidade de retirar o solo, o impacto ambiental diminui. Além disso, a tecnologia permite a utilização de concretos de alta resistência e menor consumo de materiais.

4. Versatilidade

As estacas hélice contínua podem ser usadas em diversos tipos de solo, desde argilas moles até solos mais resistentes, e em diferentes condições de obra, inclusive em áreas com pouco espaço operacional.

Desvantagens das Estacas Hélice Contínua

1. Limitações de Profundidade e Diâmetro

Embora bastante versáteis, as estacas hélice contínua têm limitações em termos de profundidade e diâmetro quando comparadas a outros métodos de fundação. Assim sendo, para projetos que exigem estacas muito profundas ou de diâmetros muito grandes, outras técnicas podem ser mais adequadas.

2. Equipamentos Específicos

A execução deste tipo de estaca requer equipamentos específicos e mão de obra qualificada, o que pode representar um custo inicial mais elevado para algumas obras.

3. Controle de Qualidade

A qualidade da execução depende muito do controle de processos e da experiência da equipe técnica. Qualquer falha na concretagem ou na retirada da hélice pode comprometer a integridade da estaca.

Ocasiões Ideais para Uso

As estacas hélice contínua são ideais para projetos onde:

  • Há restrições de espaço para montagem de grandes equipamentos
  • O nível de vibração precisa ser minimizado para não afetar estruturas vizinhas
  • Existe a necessidade de rapidez na execução
  • A sustentabilidade e o menor impacto ambiental são prioridades

SIBRAPE FUNDAÇÕES

Sibrape Fundações é especializada em construção de fundações, desde o projeto estrutural (e em 3D) até a finalização das vigas baldrame, incluindo raspagem de camada vegetal. Com 18 anos de experiência, tem construído uma sólida e confiável reputação, entregando mais de 1.850 obras.

Compartilhe este conteúdo

fundação com estaca hélice contínua

Publicações recentes

Newsletter

Inscreva-se e receba nossas novidades no seu e-mail.

Precisa de ajuda?