IMPERMEABILIZAÇÃO DE OBRA EXIGE PESSOAL TREINADO

IMPERMEABILIZAÇÃO DE OBRA EXIGE PESSOAL TREINADO
TREINAMENTO SOBRE IMPERMEABILIZAÇÃO DE FUNDAÇÃO NA SIBRAPE FUNDAÇÕES

Impermeabilização de obra exige, sim, pessoal treinado, algo muito em falta no Brasil. Esse, inclusive, é um dos problemas mais comuns na construção civil. Por ainda não ser um sistema que já tenha se consolidado entre os profissionais, o seu processo de execução acaba sendo subestimado, resultando em diversos problemas futuros.

Infelizmente, a impermeabilização na fundação da obra é vista por alguns trabalhadores como algo caro e desnecessário. E por esse motivo pouco se investe na qualificação do pessoal para executar o trabalho com eficácia. O problema é que essa deficiência é responsável por 90% das falhas ligadas à impermeabilização, contra 10% em relação à qualidade dos materiais usados, segundo levantamentos feitos pelo mercado da construção civil.

Mas essa dificuldade não é exclusiva da impermeabilização. O mercado como um todo carece de mão de obra qualificada. Um levantamento recente feito pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), cerca de 77% das empresas têm dificuldade em recrutar profissionais. Entre os motivos apontados, estão profissionais pouco disponíveis, trabalhadores sem qualificação no setor (59,81% das reclamaram dessa questão) e valor cobrado pelo serviço acima da média.

FALHAS CAUSADAS PELA FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA EM IMPERMEABILIZAÇÃO

A falta de mão de obra qualificada na execução de um sistema de impermeabilização pode acarretar em diversas falhas que comprometerão a qualidade da obra, além de gastos extras com reparos. Entre as mais comuns, estão:

1 NÃO SEGUIR INSTRUÇÕES DO FORNECEDOR

Há vários tipos de impermeabilizantes no mercado e cada um deles tem características e formas de aplicação diferentes. Portanto, erros nesse processo são comuns, principalmente aqueles que têm execuções simples.

2 DESCUIDO NA PROTEÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO

Todo cuidado é pouco para impedir danos no impermeabilizante, principalmente nas mantas asfálticas, durante a sua aplicação. 

3 PREPARAÇÃO INCORRETA DO SUBSTRATO

Independentemente do produto escolhido, se houver falha na preparação do subsolo, a impermeabilização pode ser afetada drasticamente. Erros dessa natureza geralmente envolvem profissionais sem qualificação para o trabalho. 

IMPERMEABILIZAÇÃO DE OBRA MAL FEITA PODE CUSTAR ATÉ DEZ VEZES MAIS

Isso mesmo! Um projeto bem feito de impermeabilização representa, em média, apenas de 1% a 3% do custo total da obra, incluindo projeto, consultoria, fiscalização, execução e materiais.

Mas quando há falhas de qualidade técnica, sua obra pode encarecer em 10% a 15%, além das dores de cabeça que poderiam ser evitadas. E pior: em alguns casos, os danos são irreparáveis.

Portanto, muita atenção nessa etapa da obra, e jamais encare a impermeabilização como um serviço adicional. Lembre-se: Impermeabilização na fundação é uma etapa extremamente importante para o sucesso do seu projeto!

PESSOAL TREINADO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO É FUNDAMENTAL

Investir em profissionais qualificados para a execução dos projetos é tão importante (ou até mais) quanto fornecer produtos de alta qualidade. Sem o conhecimento da técnica e dos cuidados necessários para a realização do trabalho há sempre o risco de falhas, por melhor que sejam os produtos usados. É por isso que a Sibrape Fundações está constantemente realizando treinamentos entre seus colaboradores. A intenção é de que todo o processo de impermeabilização da fundação de uma obra seja concluído com perfeição, livre de possíveis falhas.

Compartilhe este conteúdo

IMPERMEABILIZAÇÃO DE OBRA EXIGE PESSOAL TREINADO

Publicações recentes

Newsletter

Inscreva-se e receba nossas novidades no seu e-mail.

Precisa de ajuda?