Você sabia que usar aço na construção pode trazer vantagens surpreendentes para a sua obra. Já ouviu aquela expressão “não tenho nervos de aço”? Quando alguém diz isso, certamente está querendo deixar claro que não é tão forte, resistente e não tem nervos elásticos para aguentar tal coisa, como é o caso do aço. E tem toda a razão. Assim como o ferro, o aço (uma liga metálica formada de ferro e carbono) é um dos materiais mais resistentes e duradouros do mundo.
Mas ele se diferencia do ferro no quesito elasticidade. Por isso acabou ganhando um papel fundamental na construção civil, quando a responsabilidade estrutural entrou em cena. Se você está se perguntando em que parte o aço entra na construção de uma casa, por exemplo, e quais são suas tão incríveis vantagens, calma que vamos contar.
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Podemos dizer que tudo começou a partir da Revolução Industrial, época em que o aço passou a ser produzido em escala. Mas o seu papel como elemento estrutural começou no século XVIII, mais precisamente na Inglaterra. A primeira obra que colocou o aço nos faróis da construção civil foi a belíssima Ponte Ironbridge, erguida com estruturas metálicas em aço sob o Rio Severn, em 1779. O elemento permitiu uma extensão maior à ponte e a possiblidade de moldá-la em um belo arco.
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM CONCRETO ARMADO
Mas no final do século XIX, outra inovação chegou para fortalecer ainda mais a presença do aço na construção civil: o Concreto Armado. Trata-se de um sistema que complementa as vantagens do aço, garantindo alta resistência a trações. Essa união permitiu a construção de prédios cada vez mais altos, como o Edifício Ingalls, erguido em 1903, em Cincinati, Ohio – primeiro prédio com 15 andares, considerado um marco da engenharia.
VANTAGENS DO AÇO
Com o passar do tempo, novas descobertas foram feitas e o aço passou a galgar degraus mais altos na Construção Civil tornando exemplo de inovação e avanços significativos. Graças a ele, foi possível a construção de vãos maiores, prédios mais altos, vigas e pilares mais esbeltos, pontes mais extensas etc.
Na engenharia civil, hás duas formas principais para o emprego do aço: como corpo estrutural de uma construção formada por diversos componentes metálicos (vigas, pilares, treliças etc) ou como armaduras que complementam o concreto armado.
O Brasil está em nono lugar no ranking dos dez maiores produtores de aço do mundo, segundo dados da Word Steel Associations (Worldsteel). A produção brasileira de aço bruto deve crescer 2,2% neste ano, chegando a 37 megatoneladas, conforme estimativa do Instituto Aço Brasil.
Ou seja, trabalhar com aço tem sido muito vantajoso para o setor. Confira quais são elas:
VANTAGENS DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Logística facilitada
Transportar, carregar e movimentar as estruturas metálicas são etapas bem mais fáceis em relação aos outros sistemas. O aço também produz menos poeira e resíduos, pode ter sua entrega e montagem programadas para horários de tráfegos mais tranquilos. A Sibrape Aços, por exemplo, entrega a ferragem pronta, sendo necessário apenas posicioná-la na obra, o que economiza tempo em todos os processos, ajuda a reduzir o espaço de armazenagem e facilita o transporte.
Resistência à corrosão:
Extremamente durável, o aço não se desgasta com facilidade e é muito resistente à corrosão e oxidação. Para aumentar ainda mais sua durabilidade (até 4 vezes mais), há um processo chamado de galvanização. Trata-se de uma técnica que aplica uma camada protetora de Zinco ou ligas de Zingo a uma superfície de aço. O método mais comum é a Galvanização por imersão a quente, ou seja, as peças são mergulhadas em um banho de zinco fundido.
Flexibilidade:
É um material muito maleável, sendo possível moldá-lo e adaptá-lo em diversos tipos de empreendimento. Ou seja, o aço permite mais liberdade na criação das edificações. Exposto a temperaturas muito elevadas ou baixas, ele é capaz de se dilatar e voltar ao seu tamanho original.
Redução de custos:
Por ser um material pré-fabricado e com propriedades mecânicas, o aço requer menos mão de obra para a montagem das estruturas se comparado a outros materiais, resultando em menos custos com pessoal. Há também o fato de haver menos desperdício, com zero sobras, e ainda tempo reduzido para a conclusão da obra, já que as estruturas podem chegar prontas para serem instaladas. Enfim, o aço é muito versátil e resistente, sendo considerado o melhor material a ser usado em construções.
Menos desperdício:
Produtos à base de aço podem ser fabricados sob medida por profissionais qualificados. É um processo chamado de Corte e Dobra do Aço. As peças são customizadas e são enviadas aos clientes no tamanho adequado, evitando desperdícios. Pois quando o aço é comprado e moldado na obra, há muita sobra de material que acaba tendo que ser descartada. Resultado: desperdício, prejuízo e necessidade de logística para descarte. A Sibrape Aços, por exemplo, trabalha com Corte e Dobra do Aço, entregando as peças padronizadas e etiquetadas aos clientes de acordo com o projeto e sua fase de execução.
Para conhecer um pouco mais sobre o papel do aço na construção civil, assista ao vídeo: